O Brasão
Mesmo nós, possuímos uma terminologia que se relaciona a estas origens, os brasões são também conhecidos como "Armas", os franceses dizem "Armes", os alemães "Wappen" - palavras que significam todas a mesma coisa: Armas. Estas eram provenientes das Armaduras medievais decoradas com Brasões.
Sobre a origem dos brasões temos uma longa e debatida questão. Até a metade do século XIX era conceito que os mesmos vinham da antiguidade. Esta teoria é possível por duas razões:
-
insuficiência de informação, no momento que a heráldica atravessava uma fase de decadência iniciada no século XVI, e
-
por equívoco, devido ao fato que Gregos e Latinos usavam seus emblemas e insígnias.
Nos idos de 1800, foi acordado que não havia fundamento desta teoria e continuamos longe de uma resposta definitiva.
Foram colocadas algumas hipóteses, dentre elas:
-
Seyler sustentava que os brasões eram símbolos pessoais, escolhidos livremente pelos guerreiros e cavaleiros. Em algum momento na história tornaram-se distintivos de uma família; ficaram inalteráveis e marcavam ainda os territórios possuídos pela família. Encontramos referências dos primeiros brasões com escudos no século XII.
-
Outra opinião é que os brasões foram provenientes das bandeiras e conquistaram sua força vital em dois campos: nos torneios cuja vaidade e orgulho levavam a forjarem Armas cada vez mais belas e ricamente decoradas e ainda nas Cruzadas, nos quais os Ocidentais tiveram contato com a civilização árabe, notavelmente mais avançada que a cristã, influenciando também na criação dos Brasões.