Nosso Brasão aqui reproduzido foi extraído de um importante manuscrito, o "Codice Araldico Fiorentino", conservado junto a Biblioteca Nazionale Centrale de Firenze, na Itália. Neste manuscrito, as fls 154 encontramos a representação do Brasão aqui apresentado e cuja descrição técnica do ponto de vista heráldico é:
"Prata,
com três faixas vermelhas divisórias
com o leão do mesmo
nascendo da primeira faixa."
Esta descrição está redigida na linguagem técnica da ciência dos Brasões, e naturalmente apresenta suas particularidades e complexidades. Mas embora de origem incerta sua linguagem é simples e extremamente clara, requisitos básicos da ciência dos Brasões, cujos elementos são leves e estilizados, seja na linguagem propriamente dita seja nas suas figuras.
Uma simplificação é a palavra "cor" que nunca aparece na descrição de uma Arma mas que fica subentendida. Por exemplo em nosso Brasão à expressão Prata e vermelho, não há sentido em dizer a Cor prata, de cor vermelha. Uma terminologia ainda presente é a expressão inicial Prata. A que se refere?
Devemos entender que se trata do "campo" ou "fundo" do Brasão sobre o qual se aplicam as demais peças ou figuras. Assim a ordem heráldica manda que se componha primeiro o Campo, depois a peça principal seguida dos elementos secundários, os quais no geral não ultrapassam o número de três.