O Nome D'Angieri

A partícula "d'" significa posse ou ainda a paternidade neste caso específico ou seja do feudo ao qual pertencem os títulos de nobreza de uma família, por exemplo: o célebre estadista Camillo Cavour se chamava na verdade Camillo Benso, Conde de Cavour e o nome completo de Massimo d'Azeglio, onde foram claramente reclamados os feudos que pertenciam à família dos dois personagens citados.

Assim a partícula "d'" indica claramente a origem a exemplo de "di Napoli", di "Bari", etc.

Nos parece claro agora que nosso nome de família é na verdade um topônimo, podendo ainda fazer referência há uma pequena cidade italiana denominada Angera de cujo nome substituímos a desinência "a" pela vogal final "i" em concordância típica dos nomes italianos.

Ambas as hipóteses são válidas, ou seja, nossos antepassados vieram ou de Anger, ou de Angera, mesmo as duas podem ser verdadeiras embora não tenhamos elementos históricos suficientes para escolher apenas uma das hipóteses citadas.

Angera é um centro agrícola na província de Varese, que surge na parte oriental do Lago Maggiore, em uma área de cultivo de amoras, indústria têxtil, cavernas de mármore e magnetita. Angera foi centro de importância na era dos romanos, foi destruída no século V pelos Godos de Ataulfo e depois reconstruída pelos Longobardos.

Recebeu também o nome de Stationa na Idade Média e somente em 1139 aparece a denominação Ancleria que deu origem ao nome atual.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total