O Nome D'Angieri

Esse traços episódicos da história da França servem para demonstrar as profundas ligações seladas, através dos séculos, com a Itália. Como decorrência, pode-se imaginar as influências que esse povo exerceu em todas as áreas dentro da península itálica. Não foram maiores porque já se constituíam num povo cristianizado e latinizado, portanto, já de posse das componentes culturais da tradição latina. Sob o ponto de vista lingüístico, deixaram marcas na toponomástica e no léxico em geral. Do ponto de vista social, influíram nos usos e costumes e legaram muito de seus nomes aos italianos. Um desses nomes é, certamente, D’Angieri.

O processo evolutivo que esse nome passou para chegar à forma atual, partindo de Andecavum ou Andecavis, será objeto de análise no item que trata das transformações fonéticas.

Outro elemento de composição do nome, o sufixo – iere, - ieri, se origina do sufixo francês – er, ier que, por sua vez, provém do sufixo latino – arius. Na época da sociedade feudal, esse sufixo era indicativo de profissão, estado, proveniência.

O nome da família D’Angieri é, portanto, composto de três elementos lingüísticos: a preposição latina de origem e proveniência, de; o vocábulo principal oriundo da denominação da região e cidade da França, Andecavis = Angers, Anjou; o sufixo medieval francês italianizado, típico da sociedade cavaleiresca, - iere, - ieri.

O sobrenome, concluindo, formou-se na Idade Média, entre os séculos XII e XIII, conseqüência da dominação francesa na Itália.

ligar música
Site desenvolvido por iD Studio 2010
Home
In Italiano
1 visitante(s) online no momento | no total